Família Previdência Municípios chega a 72 entes federativos
Potencial de ingresso é de 32 mil servidores. Plano já conta com 54 municípios conveniados e 18 em fase de assinatura ou em aprovação na PREVIC.
O Plano Família Previdência Municípios segue crescendo em volume de patrocinadores conveniados. Até agora, foram aprovados 54 convênios de adesão com entes federativos do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso que vão oferecer o plano a seus servidores. A Fundação ainda tem mais 18 convênios em fase de assinatura com a administração municipal e em aprovação na PREVIC, totalizando 72 entes que optaram em construir o futuro previdenciário de seus servidores com a maior gestora de previdência do Rio Grande do Sul. Entre estes, constam municípios localizados nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, ampliando a abrangência da Fundação para outras regiões do País. Esta é uma nova janela de expansão da entidade, com potencial de ingresso, até o momento, de 32 mil servidores e com possibilidade de aumentar ainda mais por conta dos processos seletivos municipais que ainda estão em andamento.
O prazo de implantação desses regimes previdenciários, que encerraria em novembro do ano passado, foi prorrogado para o próximo dia 30 de junho. O objetivo é garantir uma nova fonte de renda para os servidores durante a aposentadoria, além do regime próprio vinculado ao município.
Plano exclusivo para os servidores
Criado especialmente para os servidores municipais, o Família Previdência Municípios é bastante flexível, possibilitando contribuições entre 0,5% a 22% do salário. A contrapartida do município fica limitada, por legislação, aos servidores que ingressarem na administração após a implantação dos Regimes de Previdência Complementar. Para receber os benefícios mensais, o participante pode estabelecer um percentual do saldo acumulado (0,1% a 1,5%) ou determinar um prazo, entre 5 e 30 anos.
Com 42 anos de experiência no mercado, a Fundação faz a gestão de 11 planos previdenciários para mais de 20 empresas, entidades associativas e mais de 50 municípios. Está listada entre as entidades aptas a gerir regimes complementares no Guia da Previdência Complementar para Entes Federativos, publicado pelo Ministério da Economia. É a maior gestora de previdência do Rio Grande do Sul, com um patrimônio de R$ 6,5 bilhões, 17.500 participantes e que administra uma folha mensal de R$ 57 milhões em benefícios para 9 mil aposentados e pensionistas.
Como entidade sem fins lucrativos, reverte toda a rentabilidade líquida dos investimentos para os planos previdenciários dos clientes. Nos últimos 15 anos (2007-2021), a rentabilidade da Fundação Família Previdência foi de 380,2%, enquanto o CDI, no mesmo período, ficou em 278,2%.
CONFIRA A LISTA DE MUNICÍPIOS COM CONVÊNIOS DE ADESÃO APROVADOS
RIO GRANDE DO SUL – 46 municípios
Ajuricaba, Alegria, Alpestre, Alvorada, Bom Princípio, Caiçara, Colorado, Dois Lajeados, Engenho Velho, Fagundes Varela, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Humaitá, Independência, Ivoti, Lajeado, Lavras do Sul, Mato Leitão, Mormaço, Nova Boa Vista, Nova Candelária, Nova Pádua, Novo Tiradentes, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Passo Fundo, Pejuçara, Pinhal Grande, Pinheiro Machado, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Restinga Sêca, Salto do Jacuí, Santo Antônio do Planalto, São João do Polêsine, São José do Inhacorá, São Lourenço do Sul, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Tupandi, Tuparendi, Três Coroas, Vale do Sol, Vera Cruz, Vila Maria, Vila Nova do Sul.
PARANÁ – 5 municípios
Cafeara, Contenda, Fernandes Pinheiro, Rio Azul, São Jorge do Patrocínio.
MATO GROSSO – 2 municípios
Cláudia, Feliz Natal.
SÃO PAULO – 1 município
Fernão.