Plano Família Previdência Associativo acumula 91,2% de rentabilidade no longo prazo.

logos plano familia

O Plano Família Previdência Associativo está com retorno acumulado de 91,29% nos últimos 10 anos (2013-2022). Em 2022, a rentabilidade do plano ficou em 3,97%, um pouco abaixo do índice de referência do plano que encerrou o ano em 4,44%. Este retorno é líquido, ou seja, já está descontada a taxa de administração de patrimônio que será reduzida de 1% ao ano para 0,5% ao ano a partir de abril de 2023.

O portfólio de investimentos do Plano Família Previdência Associativo está com a alocação preponderantemente no segmento de renda fixa, perfazendo cerca de 76% do seu patrimônio, majoritariamente em títulos atrelados à inflação com vencimentos longos. No ano passado, o retorno do segmento de renda fixa foi de 4,08%.

Em síntese, o retorno do segmento de Renda Fixa do Plano Família Previdência Associativo foi significativamente impactado pela instabilidade macroeconômica do país no período de 2022, impactando a marcação a mercado dos títulos de renda fixa com longos vencimentos. No entanto, este impacto de curto prazo não afeta as ótimas taxas contratadas nos títulos que serão inteiramente auferidas quando levados até o vencimento.

Os investimentos de fundos de previdência privada são constituídos por ativos financeiros diversificados e com vistas a obterem retornos significativos no longo prazo, de 10 a 30 anos. Os títulos de renda fixa de longo prazo, tendem a sofrer oscilações maiores devido a questões conjunturais de curto prazo (positivas ou negativas). Porém, o retorno contratado, considerando manter esse investimento até o vencimento, irá prover a correção do IPCA do período mais o retorno pré-fixado. Logo, as flutuações de curto prazo são naturais e esperadas, dado que o horizonte de investimento de um fundo de previdência costuma ser consideravelmente mais longo do que investimentos realizados para outras finalidades e através de outros produtos.

Outro segmento de investimentos com recursos do Plano Família Previdência Associativo é o de Estruturados, com quase a totalidade em fundos multimercados, perfazendo o total aproximado de 15%. Neste segmento, o desempenho foi acima do CDI, rendendo 14,07%, contribuindo significativamente para o retorno total do plano em 2022. Os fundos multimercados investidos pela Entidade estiveram entre os fundos com melhor performance no ano.

Além disso, o plano também possui investimentos no segmento de Renda Variável (ações em bolsa de valores), com cerca de 9%. A Renda Variável teve retorno de -2,97%. Os principais gestores de ações do mercado perderam para o índice Bovespa. Cabe destacar que a parcela de Carteira Própria de Ações da Fundação Família Previdência, que respondia à metade da alocação no segmento Renda Variável, teve retorno acima do Ibovespa e contribuiu significativamente para amenizar o impacto no retorno dos fundos de ações.

Confira, no relatório especial, uma análise detalhada dos resultados do plano e da conjuntura econômica de 2022. Acesse aqui.

A Fundação Família Previdência também abordará este assunto em lives que serão realizadas  nos dias 27 e 29 de março e também nos dias  03 e 05 de abril. As lives serão segmentadas por plano e divulgadas em breve aos participantes.