Fundação responde à PREVIC sobre denúncias de Associação de participantes

ceeeprev-300x233logo_puceeeA Fundação Família Previdência encaminhou, no dia 12 de maio, ofício à Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, no qual apresenta suas razões sobre denúncias da APAR-RS referentes ao cumprimento das obrigações da nova controladora da CEEE-G (Grupo CNS) e aos investimentos dos planos de benefícios CeeePrev e Único da CEEE.

Em relação à Denúncia sobre o alegado descumprimento do Regulamento e legislação pertinente à formalização de convênio de adesão com a CEEE-G (Grupo CSN), a Fundação Família Previdência reiterou a manutenção e plenos efeitos da liminar deferida em 19/12/2022, esclarecendo não ter havido qualquer alteração judicial que fundamentasse a reiteração da Denúncia apresentada pela APAR/RS. Clique aqui para acessar matéria publicada sobre este assunto.

Sobre a outra denúncia que traz questionamentos sobre a rentabilidade do CeeePrev e do Plano Único da CEEE, a Fundação esclarece todos os pontos e reitera seu compromisso de atuação dentro dos limites legais, ratificando seu compromisso de plena transparência na divulgação de todos os acontecimentos vivenciados pela Entidade, possibilitando amplo e franco debate junto aos seus Patrocinadores, Instituidores, Participantes e Assistidos.

Em 2022, realizou diversas Ações Institucionais para divulgação de questões relacionadas aos planos previdenciários, incluindo os temas das denúncias. Foram 24 reuniões presenciais, em 22 cidades do Estado, uma  média de duas por mês, além da realização de lives, plantões no interior e informativos, bem como, reuniões especificas contando não só com a ampla participação de dirigentes de Associações e sindicatos tradicionais e de expressiva representatividade frente aos participantes dos planos de benefícios administrados, mas também com aderência da, recém criada Associação, ora denunciante.

A Fundação lamenta a apresentação da denúncia perante o Escritório Regional da PREVIC, justamente por essa Associação, especialmente naquilo que concerne a ilação de não atendimento pleno dos seus questionamentos, tendo em vista o amplo acesso e disponibilidade da Fundação Família Previdência alcançada irrestritamente a todos os seus correlacionados. No site da entidade, além de constantes informativos sobre os investimentos também são disponibilizados no link de cada plano o detalhamento de cada um dos ativos que compõe a carteira de investimentos.

A Fundação mantém suas práticas em plena conformidade com a atual legislação, sendo os processos e instruções de trabalho objetos de periódicas revisões, assim como os mecanismos de controle e monitoramento dos processos e dos investimentos, que encontram sua conformidade comprovada pelos extensos e periódicos relatos de auditorias internas e externas, realizadas por órgãos como a própria PREVIC e Tribunais de Contas.

Com relação aos investimentos, a Fundação mantém-se atenta aos impactos sofridos pelo mercado e seus reflexos, com permanente vigília às necessidades de adaptação e reformulação de seu portfólio, sem perder de vista, no entanto, seu objetivo fim de garantia plena e absoluta da poupança previdenciária de seus participantes e assistidos.

Ciente do atual dinamismo do mercado, movimentos como graduais reduções de ativos do segmento de Renda Variável vêm sendo realizados, pelo entendimento de que os atuais prêmios dos Títulos Públicos Federais de longo prazo, além de contribuírem para o atendimento da meta atuarial dos planos de benefícios, tendem a apresentar menor volatilidade.

Além disso, a entidade realocou seu posicionamento de diversos planos em Operações Compromissadas com liquidez diária, remuneradas pelo CDI, os quais, atualmente, se mostram vantajosas e aderentes às premissas da Política de Investimentos.

Estes e outros esclarecimentos foram prestados pela Fundação Família Previdência através das correspondências encaminhadas à PREVIC, em respostas aprovadas, por unanimidade, nas instâncias deliberativas desta Entidade, as quais contaram com as assinaturas dos presidentes do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva.

Renovando seu compromisso com a verdade e defesa dos direitos de seus Participantes e Assistidos, a Fundação Família Previdência permanece atenta e diligente a qualquer imputação que não condiga com a realidade, gere ruídos em sua comunicação e deturpem sua imagem frente aos seus 43 anos de excelência na administração de Planos Previdenciários.