Seminário Econômico Família Previdência debate cenários para 2024
Evento gratuito contará com o ex-presidente Michel Temer e os economistas Mansueto Almeida e Artur Wichmann como palestrantes.
A Fundação Família Previdência (FFP) realizará em 23 de novembro, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, o 25º Seminário Econômico Família Previdência. Uma das presenças confirmadas do encontro, que abordará os rumos macroeconômicos e políticos para o Brasil em 2024, é o ex-presidente da República Michel Temer. Também participarão dois grandes nomes do mercado financeiro: o ex-secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida e o Chief Investment Officer da XP Private, Artur Wichmann. O governador Eduardo Leite fará a abertura.
O Seminário Econômico Família Previdência é referência no calendário de eventos gaúchos sobre economia e política. Nas 24 edições anteriores, mais de 8,7 mil pessoas acompanharam as palestras de 76 especialistas na área. Com foco em empresários, executivos e formadores de opinião, o evento é gratuito e, desde 1999, projeta o futuro e auxilia nas tomadas de decisões, fundamentadas no ponto de vista de grandes especialistas. Na avaliação de Rodrigo Sisnandes, Diretor-Presidente da Fundação Família Previdência, essa visão de longo prazo contribui para o entendimento da conjuntura nacional e internacional, alinhando objetivos nos investimentos e nos planos de previdência.
PALESTRANTES
Michel Temer é doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP e uma das referências sobre o tema no Brasil. Exerceu a presidência da República de agosto de 2016 a dezembro de 2018. Foi deputado constituinte e deputado federal por quatro mandatos, tendo ocupado a presidência da Câmara por três ocasiões. Foi ainda secretário da Segurança Pública de São Paulo por dois mandatos e procurador-geral do mesmo estado. Professor na área de Direito, é autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas, na área jurídica e trabalhos técnicos sobre Direito.
Mansueto Almeida é economista-chefe do BTG Pactual. Mestre em economia pela Universidade de São Paulo. Foi coordenador geral de política monetária do Ministério da Fazenda, em 1996. Em 2016, foi nomeado secretário de Acompanhamento Econômico e de Concorrência do Ministério da Fazenda e, em abril de 2018, assumiu como Secretário do Tesouro Nacional, onde permaneceu até julho de 2020.
Artur Wichmann é Chief Investment Officer da XP Private e presidente do Comitê de Alocação da XP Advisory Brasil. Economista graduado na PUC-RJ e com mestrado na mesma instituição em Engenharia da Produção. Trabalha no mercado financeiro há mais de 25 anos e passou por instituições como Icatu e Pactual. Trabalhou na Suíça e no Canadá pelo banco UBS. Na sua volta para o Brasil, trabalhou na gestão da estratégia de ações globais da Verde Asset.
SERVIÇO
Data: 23 de novembro de 2023
Horário: das 14h às 18h
Credenciamento: 13h30
Local: Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, localizado na Avenida Diário de Notícias, 300, bairro Cristal.
Inscrições gratuitas no site. Clique aqui.
Palestras reúnem participantes no interior
Mais de 300 participantes prestigiaram as palestras do ciclo “Conversa Aberta com a Diretoria”, no mês de outubro. São Leopoldo (04), Santa Maria (10), Bagé (23) e Camaquã (30) foram as cidades visitadas. Os participantes tiveram um panorama atualizado da Fundação, esclarecimentos sobre equacionamento de déficits e equilíbrio atuarial dos planos. No encontro realizado em Camaquã, o Diretor de Previdência, Marcelo Paludo, abordou as últimas decisões judiciais favoráveis aos participantes. Uma delas trata da reserva a amortizar dos participantes migrados para o CeeePrev, em 2002. Foi restabelecida a aplicação imediata e integral do Regulamento do Plano CeeePrev, afastando a aplicação da paridade contributiva que estava prevista para incidência a partir dos resultados de 14 de outubro de 2021. Outra decisão trata da execução das garantias contratuais vinculas aos Primeiros Termos Aditivos aos Convênios de Adesão aos Planos Único da CEEE e CeeePrev junto ao Banrisul.
Novas palestras serão agendadas para o mês de novembro. Aguarde a programação que será divulgada no site, por e-mail e por correspondência aos participantes das respectivas regiões que serão visitadas no próximo mês.
Fundação participa de workshop sobre Gestão Evolucionária
A gestão de negócios está cada vez mais sofisticada com o avanço da economia digital, desafiando as organizações a se adaptarem a um ambiente em constante evolução e com novos desafios. Empresas mais ágeis e com capacidade de mudança terão melhores condições de competir no mercado, seguindo uma abordagem semelhante à teoria da evolução das espécies, onde a sobrevivência não depende da força, mas da capacidade de adaptação. Este foi o tema central do workshop ministrado pelo consultor e professor Luiz Claudio Parzianello, Fundador da ABO Academy, para Diretores, Gerentes e Supervisores da Fundação Família Previdência, no dia 27 de outubro.
O Modelo de Gestão Evolucionária apresenta uma abordagem de transformação organizacional que estimula a geração de valor para os clientes e demais partes interessadas da empresa, envolvendo a governança corporativa, a gestão estratégica da organização e as operações do negócio. O workshop, alinhado ao novo planejamento estratégico da Fundação Família Previdência, proporcionou novos subsídios para os gestores pensarem no crescimento da entidade de forma sustentável, buscando a inovação e a transformação cultural.
Decisões favoráveis em recurso da Fundação Família Previdência afasta a aplicação da Paridade no CeeePrev e defere pedido liminar para execução das Garantias junto ao Banrisul
Em decisão proferida no dia 24 de outubro de 2023, a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul admitiu o Recurso Especial apresentado pela Fundação Família Previdência, deferindo conjuntamente o pedido de efeito suspensivo do acórdão de apelação no processo nº 5051477-51.2019.8.21.0001 para determinar a retomada da aplicação imediata e integral do Regulamento do Plano CeeePrev, afastando assim, portanto, a aplicação da paridade contributiva que estava prevista para incidência a partir dos resultados de 14 de outubro de 2021, conforme determinado pela sentença proferida naquele processo e confirmada pela Sexta Câmara Cível do TJ/RS e, na mesma oportunidade, a Vice-Presidência também declarou a inadmissibilidade dos Recursos Especiais interpostos pelas CEEE-D, CEEE-T, CEEE-G e Estado do Rio Grande do Sul.
A próxima etapa processual será a remessa e apreciação do Recurso Especial pelo Superior Tribunal de Justiça, que analisará e deliberará acerca do mérito do recurso da Fundação Família Previdência, qual seja, a manutenção integral dos termos do Regulamento do Plano CeeePrev sobre as obrigações passadas e futuras das Patrocinadoras.
Informamos, ainda, que em 26 de outubro de 2023, nos autos do processo nº 5179986-58.2023.8.21.0001, fora deferido pedido liminar para execução das garantias contratuais vinculas ao Primeiros Termos Aditivos aos Convênios de Adesão aos Planos Único da CEEE e CeeePrev junto ao Banrisul.