Fundação Família Previdência ativa Plano de Contingência durante inundações e garante a continuidade dos serviços

Fachada AndradasAs operações internas da Fundação Família Previdência – FFP já foram retomadas e a disponibilidade dos serviços restabelecida gradualmente.

Desde o início, a FFP acompanhou as notícias sobre a elevação do nível do Lago Guaíba e um possível transbordamento no Centro Histórico de Porto Alegre. Localizada a algumas quadras do lago, a Fundação está dentro da região que conta com a contenção do muro da Mauá.

A partir do dia 2 de maio (quinta-feira), surgiram os primeiros alertas de elevação do nível do lago. Em, 3 de maio (sexta-feira), os alertas passaram a recomendar a preparação para evacuação do Centro Histórico, o lago ultrapassava o limite seguro de contenção e algumas áreas já estavam alagadas. O fornecimento de energia na região também foi interrompido, fazendo com que a Fundação utilizasse seu gerador para manter o funcionamento de seu datacenter, localizado na parte elevada do edifício sede na Rua dos Andradas.

O edifício possui frente para a Rua dos Andradas e fundos para a Rua Sete de Setembro. No início da tarde, a Rua Sete de Setembro já mostrava sinais de alagamento. Após uma avaliação interna do nível de inundação nas ruas próximas e do avanço da água pela Rua 7 de Setembro, em vista de um desligamento por falta de energia foi tomada a decisão de desligar os servidores do datacenter, visando manter a integridade dos dados e manter o monitoramento da situação.

Fachada7No dia 4 de maio (sábado), uma verificação no local revelou que a inundação estava próxima ao pátio. Por segurança, a equipe decidiu desligar o gerador e evacuar o edifício, pois, além disso, a água já avançava pela Rua dos Andradas, que ainda oferecia acesso ao prédio. No domingo, 5 de maio, com a expectativa de restabelecer a energia usando o gerador na segunda-feira, uma nova inspeção foi feita para verificar a viabilidade de acesso e estabilização das águas. Nesse mesmo dia, o Plano de Contingência foi ativado, estruturando a equipe para restabelecer os serviços na segunda-feira, seja acessando o edifício ou iniciando o ambiente de Disaster Recovery (DR) da FFP.

O Disaster Recovery é um serviço contratado pela Fundação Família que consiste em manter uma cópia dos servidores em local diferente da sede, sendo constantemente atualizado, de forma simples, pode ser comparado aos serviços do tipo Dropbox, One Drive ou Google Drive.

Na segunda-feira, 6 de maio, pela manhã, constatou-se que o nível da água subiu ainda mais, sendo abortado o plano de acesso ao espaço físico, em conta da ausência e energia e impossibilidade de abastecimento do gerador, que a pleno funcionamento necessita ser reabastecido a cada dez horas aproximadamente, sendo dado sequência ao acionamento do DR. Esse trabalho consistiu em restaurar toda a infraestrutura de TI e servidores que estavam no datacenter na sede em um ambiente virtual. Após três dias de trabalho, na quinta-feira, 9 de maio, a FFP já estava operando internamente. Na tarde de sexta-feira, 10 de maio, os serviços externos para os participantes e a sociedade foram restabelecidos. Ainda são necessárias atividades internas e ajustes para o retorno completo.

Apesar dos danos físicos eventuais ao prédio sede, não ocorreram perdas financeiras. Conforme destacou o Diretor Financeiro Bernardo Baggio, os eventuais danos ao prédio foram apenas no nível térreo. Atualmente, a Fundação opera via teletrabalho, garantindo a segurança dos colaboradores que também foram afetados, bem como dos 18 mil participantes que têm suas reservas financeiras administradas pela Fundação. A FFP monitora continuamente o nível de alagamento no centro histórico para acessar o edifício assim que for possível.

Os participantes podem acessar os serviços da Fundação pelos canais digitais, disponíveis no site e aplicativo. Nestes canais estão disponíveis informações sobre o plano previdenciário, empréstimos, saldo, rentabilidade, boletos, contracheque, comprovante de rendimentos, solicitação de aposentadoria, extratos e simuladores. Para baixar o aplicativo MEU PLANO, basta clicar nos links abaixo:
Android: https://fprev.com.br/android
iOS (iPhone): https://fprev.com.br/ios

Para falar diretamente com a Central de Relacionamento, os participantes podem enviar uma mensagem através do link:
Ou entrar em contato pelo WhatsApp: 51 3027-6655.
Neste momento difícil e desafiador, a Fundação reafirma sua solidariedade a todas as vítimas das inundações.

Confira abaixo, instituições que enfrentaram as mesmas adversidades da Fundação Família Previdência:

PROCERGS:
Com sede alagada, Procergs desliga datacenter e sites do Governo do RS ficam fora do ar temporariamente
TRT 4ª Região RS:
Em razão das chuvas, foi preciso desligar o datacenter do Tribunal
TRF 4ª Região:
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) informa que, considerando a chegada da água da enchente ao prédio-sede do TRF4, houve o desligamento do Data Center do Tribunal