cabecalho_online_09

Encontros Família Fundação: nova rodada de palestras

Encontro-Família-FundaçãoA Fundação CEEE iniciou uma nova rodada de palestras institucionais em outubro, visitando as principais cidades do Estado. A jornada começou em Porto Alegre e Caxias do Sul nos dias 09, 10 e 11 de outubro e continuará nas próximas semanas até novembro. O roteiro inclui Osório, Bento Gonçalves, Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Bagé e Candiota.  Nos Encontros Família Fundação, a Diretoria Executiva apresenta um panorama da Entidade, destacando os principais indicadores de desempenho e as novidades nos serviços e nos planos previdenciários, uma oportunidade para os participantes esclarecerem dúvidas e saberem como a atual gestão está conduzindo a Fundação.

Nesses encontros, a Diretoria também apresenta o Família Previdência, plano que oferece a oportunidade de adesão aos familiares dos atuais participantes. Cônjuges, filhos e netos, por exemplo, também podem ser participantes da Fundação, ingressando neste plano. O Família Previdência é uma opção inteligente e rentável que proporciona bons resultados para quem quer fazer uma poupança previdenciária, a fim de realizar sonhos ou ter uma renda de aposentadoria no futuro. Por apenas R$ 50,00 mensais é possível iniciar uma poupança previdenciária.

DSC_0587Palestras realizadas
Aposentados e pensionistas participaram do Encontro Família Fundação, realizado no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, no dia 09 de outubro, em Porto Alegre. As contribuições extraordinárias do Plano Único da CEEE foi um dos temas mais debatidos no encontro.

No dia 10, A Fundação esteve na sede do Grupo CEEE, em Porto Alegre, falando com os participantes ativos. Os compromissos das patrocinadoras com os planos previdenciários estiveram na pauta de debates. A diretoria apresentou um panorama sobre o funcionamento do CeeePrev, destacando que os compromissos das patrocinadoras com este plano estão relacionados aos participantes migrados em 2002 e que a entidade possui uma série de garantias legais e contratuais para o cumprimento destes compromissos. Os participantes que ingressaram na Fundação a partir de 2002 estão constituindo saldos de conta individuais no CeeePrev, apartados dos compromissos assumidos com os participantes migrados.

No dia 11, a Diretoria subiu a Serra para a palestra realizada em Caxias do Sul, onde estão concentrados participantes ativos vinculados à patrocinadora RGE, além de aposentados e pensionistas dos demais planos administrados pela Fundação.

No dia 16, a Diretoria fará uma apresentação na Companhia Riograndense de Mineração, patrocinadora do Plano CRMPrev.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS PRÓXIMAS PALESTRAS

Porto Alegre – para participantes do CRMPrevDSC_0644
16 de outubro, às 14h
Companhia Riograndense de Mineração
Rua Botafogo, 610 – Menino Deus
Porto Alegre – RS

Osório
24 de outubro, às 09h30min
AFCEEE
Rua Major João Marques, 153
Osório – RS

Bento Gonçalves
30 de outubro, às 14h30min
AFCEEE
Avenida Presidente Costa Silva, Nº 350
Bento Gonçalves – RS

Em novembro, serão realizadas as palestras em Bagé, Candiota, Pelotas, Rio Grande e Camaquã. Aguarde a divulgação da programação.

Está chegando a hora de se aposentar?

ppaCurso de Preparação para Aposentadoria da Fundação CEEE abre caminho para uma transição mais tranquila.

Ser participante de uma Entidade de Previdência Complementar é um passo muito importante para a futura aposentadoria.Saber que a renda continuará sendo provida por outra fonte de recursos, além da Previdência Social, é motivo de tranquilidade para muitas famílias.

No entanto, outros fatores devem ser levados em conta por aqueles que querem passar essa fase com plenitude e qualidade de vida, administrando não apenas a saúde financeira com os recursos poupados em seu plano previdenciário, mas também a saúde física e mental.

A mudança de rotina traz muitos desafios para aqueles que, de uma hora para outra, se veem aposentados. Pensando nisso, a Fundação CEEE oferece um Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), abordando as principais incertezas e medos que os participantes enfrentam neste período de transição entre o mundo do trabalho e o novo mundo, “sem trabalho”.

Com a participação de consultores especializados, o PPA da Fundação CEEE aborda temas como a reorganização do tempo livre, a importância de estabelecer novos projetos de vida, aspectos psicossociais inerentes à mudança de rotina, envelhecimento, relacionamento familiar, planejamento financeiro, entre outros, consolidando uma série de orientações importantes para aqueles que estão planejando sair do mercado de trabalho e aproveitar sua aposentadoria com novos desafios.

O curso, ministrado na sede da Entidade, em Porto Alegre, tem duração de três dias e é aberto para os participantes ativos que estão chegando perto da aposentadoria, com três anos de antecedência, ou menos. O participante pode trazer um acompanhante para o PPA. A ideia é que este planejamento seja feito antecipadamente para uma transição tranquila, sem sobressaltos, e comemorada como o início de uma nova etapa em família. Aqueles que já se aposentaram nos últimos três anos também podem participar, pois sempre há tempo para ajustar os trilhos da vida.

Neste ano, a Fundação inovou, abrindo o PPA para novos aposentados e para acompanhantes dos participantes. A família faz parte desse processo e também deve refletir sobre a mudança na rotina que a aposentadoria representa, definindo novos papéis e a retomada de um espaço no lar. É uma oportunidade para aposentados, futuros aposentados e familiares trocarem sentimentos, preocupações e expectativas durante o PPA.

Turmas agendadas
Em 2018, a Fundação CEEE receberá sua primeira turma de candidatos à aposentadoria nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Esta primeira turma foi fechada com os participantes que já estavam inscritos em uma lista de espera de edições anteriores do curso.

Uma nova turma está agendada para novembro e as inscrições serão abertas em breve. Fique atento para garantir a sua vaga e de seu acompanhante para começar a planejar sua aposentadoria com antecedência.

Estatuto tem novas alterações em fase de aprovação

A Fundação CEEE publica as alterações estatutárias aprovadas pelo Conselho Deliberativo em 27 de setembro de 2018. O texto ficará disponível no site da Entidade para conhecimento dos participantes, em cumprimento à legislação vigente. Após 30 dias, o documento será enviado para aprovação final da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC. A nova versão também foi encaminhada para análise e concordância das empresas patrocinadoras e anuência dos instituidores.

Em síntese, os artigos alterados nesta nova versão atendem à solicitação da PREVIC sobre o texto encaminhado, em 02 de julho de 2018 para análise do órgão fiscalizador. A PREVIC solicitou que estejam indicadas no Estatuto as regras para realização das eleições, conforme a Resolução CGPC nº 29/2009. Nesse sentido, foram incluídos dispositivos que tratam da renovação dos mandatos no Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal para especificar a regra de alternância dos membros nos órgãos diretivos nos artigos 19, 40, 49 e 50.

Além disso, a PREVIC também solicitou especificações no artigo 11, que trata da constituição do patrimônio da Fundação CEEE e no artigo 90, que trata da vigência do Estatuto.

Leia o conteúdo no documento em PDF, clicando no banner abaixo. O quadro comparativo apresenta na coluna da esquerda o texto vigente. O texto proposto está na coluna do meio. Na coluna da direita estão as justificativas das alterações estatutárias. As últimas alterações solicitadas pela PREVIC estão realçadas em amarelo.

O novo Estatuto da Fundação CEEE entrará em vigor somente após aprovação da PREVIC.

banner_estatuto

Fundação será mais criteriosa na concessão de empréstimos

A partir de 16 de outubro, a Fundação CEEE adotará novos procedimentos na concessão de empréstimos aos participantes. A Entidade passará a avaliar o histórico de inadimplência do participante, podendo reduzir seu limite de concessão ou até mesmo deixar de conceder o empréstimo.emprestimo-pessoal-2

O objetivo é preservar a liquidez e rentabilidade da carteira de empréstimos. “Vamos ser mais criteriosos na concessão para que, no futuro, tenhamos uma carteira com menor risco e, consequentemente, avaliar mudanças nos limites de financiamento”, afirma o Diretor Financeiro, Gilberto Valdez. Hoje, a inadimplência da carteira de empréstimos está em 4,99%, um percentual baixo, mas que pode reduzir ainda mais.

O empréstimo é uma excelente opção para o participante quitar dívidas contraídas com taxas de juros mais elevadas, comprar bens e financiar projetos pessoais. O segmento representa 3,2% dos investimentos da entidade, com um volume de R$ 190 milhões concedidos em mais de 5.200 contratos.

Confira as principais regras do empréstimo

O empréstimo está disponível para participantes vinculados aos planos CeeePrev, CRMPrev, e planos únicos (CEEE, CGTEE, RGE e RGE SUL).

O participante pode fazer o empréstimo em até 100 vezes.

O prazo para pagamento de 37 a 100 meses está disponível para participantes com pelo menos cinco anos de vínculo à Fundação.

O prazo máximo de concessão também varia conforme a idade do participante.

O limite de comprometimento de renda é de 4% até 25% do salário líquido do mês anterior. Este limite varia em função do tempo de vínculo com a Fundação, da existência de empréstimo consignado e da assiduidade no pagamento de empréstimos anteriores.

O empréstimo pode ser renovado conforme o limite de comprometimento ou após 1/3 das prestações pagas.

Concessão e simulador estão disponíveis durante todo o mês, sem burocracia e diretamente no site, pelo autoatendimento e Aplicativo Meu Plano.

O crédito é liberado em dois dias (para correntistas do Banrisul), sem avalista.

Mais informações sobre este serviço estão disponíveis no site da Fundação CEEE.

Acesse aqui.

Pesquisa avalia satisfação de participantes com a Fundação CEEE

A Fundação CEEE está realizando uma nova edição da pesquisa de satisfação, trabalho realizado periodicamente, com o objetivo de traçar um panorama sobre o que o participante pensa a respeito das atividades de sua entidade de previdência complementar. Com os resultados da pesquisa é possível criar planos de ação, corrigir rumos, aprimorar produtos e serviços e desenvolver novos projetos em benefício dos participantes. Nesse ano, a Fundação divulgará a pesquisa somente em meio eletrônico, por e-mail e por SMS, a todos os públicos: empregados das patrocinadoras, associados de instituidores, aposentados, pensionistas e ex-autárquicos. O objetivo é facilitar o acesso, agilizar o processo de resposta, aumentar o número de respondentes e reduzir os custos com a produção de material impresso, postagem e retorno dos formulários enviados pelo correio. A pesquisa será conduzida por uma empresa especializada que vai elaborar um relatório com os resultados obtidos.

O que a pesquisa de satisfação vai avaliar

Produtos e serviços: plano previdenciário, empréstimos.

Canais de comunicação: site institucional e dos planos previdenciários, informativos, e-mails.

Atendimento: por telefone, e-mail, pessoal e serviço de autoatendimento.

Gestão: atuação dos conselhos deliberativo e fiscal e da diretoria executiva, transparência das decisões e condução do processo eleitoral.

A pesquisa vai gerar muitas informações que serão fundamentais para a melhoria dos processos da Fundação CEEE. O último levantamento foi realizado em 2015.

Para responder é necessário acessar a mensagem que será enviada por e-mail e por SMS pela Fundação CEEE. Sua opinião é muito importante para que a Fundação CEEE se torne cada vez melhor. Participe!

Morre Miguel Rui Bortolotto

miguelb
Ex-dirigente da Fundação CEEE participou da formação da Entidade e de várias gestões na década de 1990 e nos anos 2000.

O primeiro diretor eleito pelos participantes na Fundação CEEE, Miguel Rui Bortolotto, faleceu aos 71 anos, no dia 21 de setembro. Bortolotto trabalhou por mais de 30 anos na CEEE, onde foi superintendente de sistemas e processamento de dados, além de superintendente contábil. Ao longo de sua carreira sempre esteve ligado à Fundação CEEE. Participou do primeiro cadastro de participantes que serviu de base para o plano de benefícios na época de sua criação. Na década de 1980, foi cedido à Entidade para criar a divisão de informática. Na gestão da Fundação, foi Conselheiro Fiscal Titular na década de 1990 e Conselheiro Curador. Em 23 de outubro de 1998 assumiu a Diretoria Administrativa, como primeiro diretor eleito pelos participantes, sendo reeleito em 2000, quando assumiu a Diretoria Financeira. Miguel Bortolotto permaneceu neste cargo até 2004 como diretor eleito e indicado pela Patrocinadora CEEE. Nas gestões da qual participou, a Fundação CEEE teve excelentes resultados de rentabilidade, implantou o Plano CeeePrev e passou a investir na expansão da Entidade.

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann