Papo Família debate crise financeira pós-covid
A primeira edição da série de lives Papo Família sobre educação financeira e previdenciária trouxe a jornalista Giane Guerra, apresentadora e colunista de economia na Rádio Gaúcha, Zero Hora, RBS TV e GZH. Na conversa com o diretor presidente, Rodrigo Sisnandes Pereira, ela falou sobre como as pessoas vão encarar a crise financeira pós-covid 19. O vídeo está disponível no final deste post, no Instagram e no Facebook do plano Família Previdência.
Confira alguns insights da live.
- “Bastante gente viu e sentiu o que é enfrentar uma crise sem reserva financeira, estando desorganizado com suas contas.”
- “Se vocês não tem uma reserva financeira, perguntem para quem tinha para ter uma ideia do que é a tranquilidade de estar com as finanças em ordem. Sempre é bom ter um colchão financeiro.”
- “As pessoas se deram conta de que é possível guardar dinheiro, reduzir e viver com menos e deixar de herança para quando isso [a pandemia] passar.”
- “Muitas vezes, o gatilho do juro foi uma antecipação de consumo, não um imprevisto. Vale a pena pagar esse juro?”
- “Tem um mantra para gastar dinheiro: viver com menos do que se ganha.”
- “Pague-se primeiro. Como se tivesse pagando um boleto pra si mesmo. Atrasou? Pague juros para você mesmo.”
- “Os mais jovens precisam visualizar a mágica dos juros compostos. Conseguir começar a poupar e guardar dinheiro e perceber a diferença que isso faz no longo prazo.”
- “O melhor presente que os pais podem dar para os filhos é preservar suas finanças e não depender deles no futuro.”
- “A tranquilidade que uma vida financeira organizada traz é impressionante. Vai além dos números, tem relação com o comportamento, com mudanças de hábitos.”