Rentabilidade chega a 19,62% em 2016

NumerosA rentabilidade da carteira de investimentos da Fundação CEEE, acumulada de janeiro a julho de 2016, chegou a 19,62%. Este é um excelente resultado, que demonstra a melhora dos mercados que ocorreu desde o início do ano. “Caso a curva ascendente se mantenha nos próximos meses, 2016 pode ser um dos melhores anos para a Entidade”, afirma a presidente Janice Fortes. Nos primeiros sete meses, a carteira de Renda Fixa, composta principalmente por Títulos Públicos Federais atrelados à inflação, rendeu 14,15%. Neste segmento, estão alocados mais de 70% dos investimentos. Além disso, a carteira de Renda Variável (composta principalmente por ações em Bolsa de Valores) teve valorização de 28% no período. Neste segmento, estão alocados, aproximadamente, 14% dos ativos financeiros. A maior rentabilidade foi registrada no segmento de Investimentos Estruturados: 49,81%, resultado que reflete a valorização dos ativos que compõem esta carteira, que responde por 13% dos recursos investidos. Este é o resultado global da Fundação CEEE registrado até julho. Como a entidade trabalha com segregação de ativos nos planos de benefícios, ocorrem variações nas rentabilidades de cada plano. Os resultados dos planos estão disponíveis na área de autoatendimento no site da entidade.

Conjuntura econômica
O ano de 2016 iniciou com um viés pessimista refletindo o cenário de retração econômica que vigorou durante o ano de 2015. As economias desenvolvidas mantiveram as taxas de juros baixas, por vezes até negativas, e com excesso de liquidez, promovida pelos principais Bancos Centrais ao redor do mundo, que buscam a retomada de suas economias, com parte dessa liquidez sendo destinada para países emergentes, cujos juros e prêmios nos investimentos estavam mais elevados, como é o caso do Brasil. Com isto, a Bolsa de Valores e as taxas de juros de longo prazo apresentaram expressivo retorno. O capital estrangeiro trouxe um grande volume para os mercados de renda fixa e variável locais, resultando em uma boa rentabilidade para os ativos da Fundação CEEE até o momento.