Fundação comemora 43 anos de excelência em previdência complementar

43_anosEm 17 de dezembro de 1979 nascia uma entidade para concretizar o sonho de 10 mil eletricitários que passaram a investir parte de seus rendimentos na formação de uma poupança de longo prazo. Esses profissionais, pessoas visionárias, criaram um legado para as gerações de eletricitários que ingressaram na CEEE nos anos seguintes, criando um fundo para complementação de aposentadoria que hoje beneficia mais de 8.800 aposentados e pensionistas.

Ao longo desses 43 anos a Fundação demonstrou que tinha espaço para atender mais pessoas. Por que não ampliar essa nobre missão de gerir a renda futura para outras categorias profissionais?

Em 1997, a Fundação passou a ser multipatrocinada, a mudança estatutária permitiu o ingresso de novas empresas como patrocinadoras de planos de previdência e abriu caminho para a expansão da entidade. O multipatrocínio foi o começo de um sonho que, ao longo de duas décadas, colocou a Fundação em outro patamar no segmento de previdência complementar.

perfil_fundacaoAssim, na primeira década dos anos 2000, a entidade abriu as portas para os mineiros da CRM, os engenheiros do SENGE-RS, os professores da rede privada de ensino, representados pelo SINPRO-RS e a AFCEEE, associação de funcionários da CEEE, entidade pioneira como instituidora do Plano Família Previdência Associativo. Organizações visionárias que perceberam na previdência complementar um caminho para a qualidade de vida de seus empregados, associados e familiares. Foram os primeiros movimentos de um processo de transformação que culminou, em 2019, ano do 40º aniversário da Fundação, com a adoção de uma nova marca e um novo nome para a entidade, tornando-a mais competitiva no mercado e mais alinhada com a diversidade de profissionais que passaram a investir no futuro.

Um momento fundamental para o crescimento da entidade e que permitiu alavancar o crescimento do Plano Família Previdência foi a possibilidade dos familiares de todos os participantes poderem ingressar na Fundação. O convênio firmado em 2017 com a Tchê Previdência, entidade que congrega os fundos de previdência gaúchos, que ingressou como instituidora do plano Família Previdência Associativo, foi o marco que alavancou o ingresso de novos pessoas no plano. Hoje, o Família Previdência Associativo é o plano com maior número de participantes na Fundação, com mais de 6 mil pessoas.

Nos últimos cinco anos, a Fundação adotou uma nova postura e um novo padrão na gestão dos planos previdenciários, flexibilizando os produtos, acompanhando as tendências tecnológicas e entregando mais valor para os clientes. Visando a sustentabilidade do negócio com o ingresso de novas gerações nos planos Família Previdência Associativo, Família Previdência Corporativo e no Família Previdência Municípios, produtos ofertados ao mercado para democratizar o acesso à previdência complementar sem fins lucrativos, a Fundação se consolida como maior entidade do segmento do Rio Grande do Sul, com patrimônio de R$ 6,5 bilhões e 18.015 participantes, pessoas que acreditam na construção de um futuro com mais qualidade de vida.

Hoje, a Fundação paga todos os meses R$ 58 milhões em benefícios e continua gerando receitas e retornos financeiros para os atuais e futuros aposentados. Mais de 20 organizações e 102 municípios fazem parte da Fundação Família Previdência, uma marca que traduz a multiplicidade de segmentos para os quais a entidade administra 12 planos previdenciários, organizações que confiam e seguem aderindo ao seu modelo de negócio que gerou 380% de rentabilidade nos últimos 15 anos (2007 a 2021).

Nesses 43 anos, a entidade sempre procurou entregar valor para seus participantes e para a sociedade. Além dos serviços previdenciários e financeiros como empréstimos e seguros, agregou educação financeira, preparação para aposentadoria, ações de responsabilidade social e ambiental e programas de relacionamento com todos os públicos. Confiança, troca de experiências, aprendizados e relações duradouras se consolidaram ao longo dessas quatro décadas.

Hoje, a Fundação Família Previdência comemora seus 43 anos, renovando seu compromisso com todos os participantes. Para ter um futuro promissor, é necessário criá-lo, enfrentando desafios e oferecendo soluções adequadas para os participantes investirem no seu futuro. O futuro que eles desejam. O futuro que eles precisam e merecem.