Relatório Anual consolida resultados da Fundação em 2022

capa_geral_2022Participantes podem acessar o documento no site da Fundação Família Previdência, nos hot sites dos planos previdenciários e no aplicativo Meu Plano.

Com o ingresso recorde de 2.408 participantes, a Fundação Família Previdência fecha o ano de 2022 com saldo muito positivo nos planos previdenciários. A maioria aderiu ao Família Previdência Associativo, que chegou a 6.547 participantes, ao final do ano, o maior da entidade em número de clientes. Este é o plano que mais cresce na Fundação e que já conta com um patrimônio de R$ 126 milhões. Em dezembro de 2017 o Família Previdência Associativo estava com apenas 692 participantes, em cinco anos o plano cresceu quase 10 vezes.

Outro produto em fase de expansão é o Família Previdência Municípios que teve suas primeiras adesões ao longo de 2022. Os servidores de 110 municípios podem ingressar neste plano criado especialmente para complementar os regimes próprios de previdência social dos entes federativos, um potencial de mais de 65 mil servidores que podem aderir à previdência complementar.

Em dezembro, a Fundação passou a administrar o IEAB Prev, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, ingressando em um novo mercado constituído por planos já existentes e oferecendo sua expertise de 43 anos em gestão de fundos previdenciários.

No total, a entidade alcançou a marca de 18.316 participantes nos 12 planos sob sua gestão. Os resultados de 2022 não aconteceram por acaso. A Fundação intensificou suas ações presenciais, após dois anos nos quais o contato com participantes e potenciais clientes ficou restrito ao ambiente virtual por conta da pandemia. Foram mais de 20 cidades visitadas ao longo do ano em palestras, plantões de adesão e participação em eventos organizados por clientes institucionais.

Além do ingresso de participantes, a Fundação registrou um volume de R$ 2,1 milhões em aportes nos planos e de R$ 531 mil em portabilidades. São contribuições extras e transferências de valores de outros planos para aumentar os recursos investidos na poupança previdenciária.

Com relação à rentabilidade, o ano de 2022 foi mais uma vez marcado pela de volatilidade no mercado financeiro, assim como nos dois anos anteriores. Em 2022, a Fundação obteve um resultado consolidado de rentabilidade na ordem de 7,3%. O retorno do segmento de Renda Fixa foi significativamente marcado pela instabilidade macroeconômica do país no período, impactando a marcação a mercado dos títulos de renda fixa com longos vencimentos. No entanto, este impacto de curto prazo não afeta as ótimas taxas contratadas nos títulos que serão inteiramente auferidas quando levados até o vencimento.

Os investimentos de fundos de previdência privada são constituídos por ativos financeiros diversificados e com vistas a obterem retornos significativos no longo prazo, de 10 a 30 anos. Os títulos de renda fixa de longo prazo, tendem a sofrer oscilações maiores devido a questões conjunturais de curto prazo (positivas ou negativas). Porém, o retorno contratado, considerando manter esse investimento até o vencimento, irá prover a correção do IPCA do período mais o retorno pré-fixado. Logo, as flutuações de curto prazo são naturais e esperadas, dado que o horizonte de investimento de um fundo de previdência costuma ser consideravelmente mais longo do que investimentos realizados para outras finalidades e através de outros produtos.

No longo prazo, a rentabilidade consolidada da Fundação nos últimos 15 anos (2008-2022), é de 325,2%, enquanto o CDI (índice de referência para investimentos), no mesmo período, foi de 280,1%. Apesar das oscilações do mercado nos últimos três anos, o patrimônio dos planos administrados pela Fundação fechou 2022 na ordem dos R$ 6,4 bilhões. A entidade segue honrando seus compromissos com os participantes, gerando uma folha anual de benefícios na ordem de R$ 800 milhões, pagos para 9 mil aposentados e pensionistas.

Nesta edição do Relatório Anual 2022, a entidade publica os resultados dos planos de benefícios previdenciários administrados, bem como as demonstrações financeiras, notas explicativas acompanhadas dos pareceres dos Auditores Independentes, do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo. Ao apresentar estas informações, a Fundação Família Previdência reafirma seu compromisso em atender os dispositivos legais e os padrões de Governança Corporativa, com transparência, para que os participantes acompanhem o desempenho de seu plano previdenciário.

Clique aqui para acessar a página do Relatório Anual 2022.