PREVIC aprova convênio de adesão com a FAMURS

Servidores dos 497 municípios gaúchos podem aderir ao plano de previdência associativo.

logos plano familiaO convênio de adesão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS ao Plano Família Previdência Associativo foi aprovado nesta semana, conforme portaria da Superintendência Nacional de Previdência Complementar publicada no Diário Oficial da União em 09 de maio. Agora, todos os servidores dos 497 municípios gaúchos podem aderir a um plano de previdência complementar sem fins lucrativos e com alta rentabilidade, uma oportunidade para investir e criar uma nova fonte de renda de longo prazo, além dos benefícios gerados pelos regimes próprios e pelo INSS.

O convênio, assinado durante a Assembleia de Verão da FAMURS, realizada em março, beneficia principalmente os municípios que não possuem regimes próprios de previdência social que poderão ofertar o plano, sem a obrigatoriedade de contribuir para os servidores. A FAMURS será a porta de entrada para que os servidores ingressem no plano, constituindo uma poupança previdenciária com contribuições individuais para que não dependam exclusivamente da aposentadoria no INSS. Além disso, os funcionários da FAMURS também podem aderir ao Família Previdência Associativo, contribuindo individualmente para formar suas poupanças previdenciárias.

Com a aprovação deste convênio, a Fundação Família Previdência amplia sua participação no segmento de servidores municipais. A entidade já conta com 110 cidades em oito Estados que firmaram convênio com o Plano Família Previdência Municípios. “Vamos oferecer nossa expertise para que todos os servidores municipais do Estado invistam em uma poupança previdenciária, um modelo de plano altamente rentável no longo prazo e que pode garantir mais qualidade de vida para o servidor e seus familiares”, avalia Rodrigo Sisnandes, Diretor-Presidente da Fundação Família Previdência.

A Fundação Família Previdência é a maior entidade de previdência do Rio Grande do Sul, com patrimônio de R$ 6,4 bilhões e 18.600 participantes. Atualmente, os planos de previdência da Fundação geram renda complementar de aposentadoria e pensões para mais de 8.800 pessoas, uma folha mensal de R$ 60 milhões. Como investidor institucional obtém retornos superiores no longo prazo. Nos últimos 15 anos (2008-2022), a rentabilidade foi de 325,2%, enquanto o CDI, no mesmo período, atingiu 280,1% e a poupança 146,9%.