Fundação participa de debates sobre regulação da Previdência Complementar

rodrigo_sisnandesCom atuação diversificada no setor, entidade está presente em vários fóruns de discussão do arcabouço regulatório do sistema.

Um Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes do Poder Executivo e por representantes da sociedade civil, está elaborando propostas de revisão da regulação do segmento fechado de previdência complementar, conforme determinação do Decreto Nº 11.543/2023 do Governo Federal. A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP, da qual a Fundação Família Previdência é participante, inclusive com assento no Conselho Deliberativo, está representando o segmento neste GT. O objetivo é aprimorar o marco regulatório, propondo ajustes que atendam às necessidades do setor.

Entre os temas que já estão em discussão destacam-se a regulação da retirada de patrocínio e do tratamento de resultados dos planos previdenciários, assuntos que evoluíram nas primeiras reuniões do GT realizadas em julho. A ideia é que as propostas sobre esses temas sejam encaminhadas ao Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) para deliberação do colegiado na primeira semana de agosto.

Paralelamente, a ABRAPP constituiu oito Grupos de Trabalho internos a fim de assegurar um posicionamento institucional alinhado com as expectativas de todas as entidades que compõem o segmento e a Fundação Família Previdência está participando ativamente desses fóruns de debate.

O Diretor-Presidente da Fundação Família Previdência e Conselheiro Deliberativo da ABRAPP, Rodrigo Sisnandes, coordena dentro de um dos Grupos, o subgrupo responsável pelas propostas sobre “Custeio e fomento do sistema”. No entanto, como a Fundação administra planos previdenciários em todos os segmentos do mercado, também está presente em vários dos subgrupos criados pela ABRAPP, compartilhando sua experiência e conhecimento na gestão previdenciária.

“Cabe destacar nossa expertise interna na gestão de 12 Planos Previdenciários que vão desde planos com equacionamento de déficit e retirada de patrocínio até planos patrocinados por empresas públicas e privadas. Somos um dos maiores vencedores de processos seletivos para gestão dos Entes Federativos e os Planos instituídos já representam 40% dos nossos participantes. Desta forma, estamos subsidiando, em várias esferas, a iniciativa do governo federal que visa revisar o arcabouço normativo da previdência complementar, elaborando propostas que estejam em conformidade com os objetivos estratégicos de fomento de todo o sistema”, destaca Sisnandes.