Já pensou em fazer uma portabilidade para o seu plano previdenciário da Fundação?

Uma das possibilidades de obter melhores resultados para quem investe em previdência privada é fazer uma portabilidade para um plano com maior potencial de rendimento no longo prazo. Acompanhando o desempenho dos investimentos dos produtos deste segmento e comparando resultados é possível identificar qual a melhor solução para o seu planejamento previdenciário.

rentabilidadeOs planos administrados por Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) tendem a obter melhores rendimentos no longo prazo do que os planos de entidades abertas, como bancos e seguradoras. Isso ocorre porque as EFPCs, como a Fundação Família Previdência, não visam lucro para a instituição, repassando toda a rentabilidade líquida para o fundo previdenciário do investidor. Confira no gráfico um comparativo entre a Fundação Família Previdência e os principais bancos que oferecem planos de previdência privada.

Além da rentabilidade ser mais vantajosa no longo prazo, as taxas de administração de patrimônio e de carregamento nas EFPCs são bem menores do que as praticadas nos planos de previdência abertos. A maioria dos clientes de planos de previdência administrados por bancos não conhece as taxas cobradas por estas instituições e acaba deixando de ganhar valores expressivos que certamente fariam diferença na aposentadoria, caso estivessem aplicados em uma entidade sem fins lucrativos.

Como fazer a portabilidade

A portabilidade previdenciária funciona mais ou menos como nos planos de telefonia. O cliente solicita a transferência da conta para outra instituição administrar, sem burocracia e sem perdas do saldo acumulado. Não há incidência de taxas, nem de imposto de renda. O dinheiro não passa pela mão do investidor, vai direto de um fundo previdenciário para o outro. Todo o processo é feito entre a instituição que vai transferir os recursos e a gestora que vai receber o saldo acumulado. Em poucos dias, o dinheiro está na nova conta previdenciária, acumulando a rentabilidade que o plano obtiver nos investimentos a partir da transferência.

Quem tem vínculo empregatício ou associativo com uma empresa ou entidade que ofereça um plano de previdência em seu pacote de benefícios tem a oportunidade de fazer suas economias renderem mais. A Fundação Família Previdência acumulou uma rentabilidade de 384% nos últimos 15 anos e, em 2023, a rentabilidade do Plano Família Previdência foi de 15,46%.

Além disso, uma entidade especializada na gestão de planos previdenciários cuida também da entrega dos benefícios a seus clientes. Hoje, a Fundação tem 8.800 aposentados e pensionistas que estão usufruindo de suas poupanças previdenciárias. A entidade deposita, todos os meses, R$ 63 milhões em benefícios, recursos que foram acumulados e que continuam rentabilizando durante a aposentadoria, gerando renda e proporcionando qualidade de vida para as pessoas.

Se você também tem um plano de previdência aberto em um banco ou seguradora, está na hora de avaliar e comparar quanto ele está rendendo. Você conhece as taxas do plano de previdência no seu banco? A equipe da Fundação Família Previdência está preparada para orientá-lo para avaliar as opções e facilitar a transferência dos recursos para o seu plano na Entidade.

Clique no banner abaixo e comece agora uma nova jornada na Família Previdência.

portabilidade