Na 26ª edição do Seminário Econômico, trazemos um novo foco. Caminhos para o Rio Grande. Nosso evento sempre promoveu o diálogo e a reflexão sobre o futuro da nossa economia, e, neste ano, além das discussões enriquecedoras, temos um propósito especial. Promover uma ação solidária em apoio à Fundação O Pão dos Pobres.
Como muitos sabem, a enchente que atingiu Porto Alegre em maio causou grandes impactos na vida de muitas pessoas e instituições, e a Fundação O Pão dos Pobres foi uma das entidades mais afetadas. Sua missão de apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade tornou-se ainda mais desafiadora nesse cenário.
Por isso, convidamos todos a contribuírem com doações em dinheiro. Qualquer quantia que você puder oferecer fará uma diferença significativa na vida daqueles que mais precisam. As doações serão realizadas diretamente para a instituição e, para facilitar, você pode doar acessando a chave PIX através do QR Code no final desta página ou usar a chave por CNPJ 92.666.015/0001-01.
Juntos, podemos ajudar a reconstruir esperanças e fortalecer nossa comunidade. Acreditamos que a solidariedade é uma força poderosa, e contamos com a sua colaboração para fazer deste seminário um evento ainda mais significativo.
Sobre a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, em Porto Alegre-RS
Com 129 anos de história, a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, localizada em Porto Alegre, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende mais de 1.800 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
A instituição oferece 14 cursos de formação profissional para adolescentes a partir de 14 até 24 anos, sem limite de idade para PCDs.
Também mantém oito casas de acolhimento para crianças e adolescentes.O Acolhimento Institucional da Fundação também abriga 160 crianças e adolescentes, de zero a 18 anos (incompletos), proporcionando moradia, educação e suporte psicológico e social.
O Pão dos Pobres promove, ainda, a Educação Integral e o Serviço de Convivência, com oficinas esportivas, musicais e culturais, além de oferecer apoio às famílias dos atendidos. Por mês, são servidas cerca de 42 mil refeições.
A instituição é mantida por doações, recursos do Funcriança, parcerias com órgãos municipais e empresas e por meio das cotas de aprendizagem profissional.
O Pão dos Pobres foi duramente atingido pelas enchentes de maio de 2024 e segue em processo de recuperação de seus espaços de uso coletivo, e laboratórios, os quais perderam equipamentos como cos de informática (utilizados pelos jovens do curso de Manutenção de Computadores), automóveis (para prática de aprendizes de Mecânica Automotiva), cozinhas industriais (dos cursos e projetos de Gastronomia), além de maquinários usados no curso de Projetista de Móveis, entre tantos outros.
Doações podem ser feitas via PIX (chaves: e-mail paodospobres@paodospobres.com.br ou CNPJ 92666015/0001-01). Mais informações estão disponíveis em www.paodospobres.org.br, ou pelo e-mail relacaoinstitucional@paodospobres.com.br.
Prejuízo causado pelas cheias no Pão dos Pobres passa de R$ 4 milhões
As recentes cheias que atingiram a região causaram um impacto devastador no Pão dos Pobres, resultando em um prejuízo superior a R$ 4 milhões. A força das águas inundou instalações, destruiu equipamentos e comprometeu o abastecimento de alimentos essenciais.
Diante desse cenário, o Pão dos Pobres está empenhado na reconstrução de seu prédio histórico, um passo fundamental para a retomada de suas atividades e o restabelecimento do apoio às comunidades atendidas. A recuperação será um desafio que exigirá não apenas recursos financeiros, mas também a mobilização de apoio comunitário e parcerias que possam ajudar a continuar a missão de acolhimento e assistência.