cabecalho_online_07

Plano Família é case em evento sobre soluções em previdência complementar

seminario

Presidente Rodrigo Sisnandes apresentou a experiência da Fundação CEEE no segmento de planos para familiares de participantes.

Referência no mercado de planos de previdência dirigidos a familiares, a Fundação CEEE participou do Evento Mercer de Previdência Complementar, realizado em Brasília no último dia 28 de agosto. O encontro debateu os novos desafios para o sistema, considerando o crescimento do número de assistidos, a complexidade dos mecanismos de regulação, bem como as inovações disruptivas que estão exigindo soluções diferenciadas nos serviços, nos produtos previdenciários e nos investimentos.

O presidente Rodrigo Sisnandes Pereira (à direita na foto) participou do painel “Novas Soluções – Fundos Instituídos e Setoriais”, no qual estavam presentes o Diretor Presidente da ABRAPP, Luís Ricardo Marcondes Martins e a Diretora de Administração e Seguridade da Fundação Copel, Cláudia Cardoso de Lima. Sisnandes falou sobre como a Fundação CEEE inovou, remodelando o Plano Família Previdência na modalidade associativa e lançando um novo produto com a mesma marca, dirigido a empresas de todos os segmentos do mercado. “As soluções que apresentamos nesse painel possibilitam ao segmento de previdência complementar o ingresso de uma grande parcela da população que até então não tinha cobertura. Nossa experiência está contribuindo para o aprimoramento de todo o sistema”, comenta Sisnandes.

As mudanças no Plano Família Previdência possibilitam o ingresso de todos os participantes e seus familiares na modalidade Associativa. Por outro lado, empresas podem oferecer o plano Corporativo para seus empregados e estes poderão colocar seus familiares na versão Associativa. “Temos um grande potencial de crescimento entre os 16 mil participantes que estão na Fundação. Se cada participante colocar um familiar, teremos um plano com outras 16 mil vidas cobertas pelo Família Previdência”, frisa Sisnandes. Em menos de um ano, o Família Previdência Associativo dobrou de tamanho, chegando a 1.188 participantes e a um patrimônio de R$ 8 milhões. “Estamos abrindo as portas para uma nova previdência, mais focada na função social do sistema, universalizando o acesso”.

Com relação às necessidades de inovação nos serviços prestados aos participantes, Sisnandes salientou que o sistema precisa investir em ferramentas digitais, adotando processos de adesão, sem burocracia, já existentes no mercado em outros segmentos, além de estabelecer uma interface mais acessível no relacionamento diário com os clientes. “O segmento precisa de um programa institucional permanente de educação previdenciária, regras tributárias mais brandas que beneficiem aqueles que investem em previdência, além de uma legislação mais flexível para o ingresso de participantes. Com isso, teremos mais condições de fidelizar os clientes”, argumentou.

O evento, que teve a participação de representantes da PREVIC e de outros fundos de pensão, também debateu as perspectivas para o segmento adotar novas soluções em investimentos. Diversificação do portfolio e aplicações no exterior foram algumas das soluções apresentadas no painel.

Foto: Divulgação ABRAPP

Workshop promove formação de dirigentes

workshop_2018O segundo e último encontro do Workshop para dirigentes, realizado no dia 27 de agosto, reuniu conselheiros deliberativos e fiscais, diretoria executiva e colaboradores da Fundação CEEE. O evento encerrou o ciclo de dois encontros que apresentaram um panorama introdutório sobre a Entidade e a governança no segmento de fundos de pensão.

Investir na formação dos dirigentes é um dos caminhos para que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar aprimorem suas práticas de governança. Com este Workshop, a Fundação proporcionou uma formação básica sobre seu funcionamento para os novos dirigentes que assumiram os cargos em julho e oportunizou a troca de experiências com os representantes que permaneceram na gestão da entidade.

Os atuários Denis Schmitt e Camila Tejada abordaram a gestão do passivo dos planos previdenciários, mostrando como funciona o acompanhamento dos compromissos referentes ao pagamento de benefícios dos 12 planos administrados pela entidade. O gerente financeiro e contábil, Adriano Carlos Medeiros, apresentou um panorama das demonstrações contábeis e notas explicativas, que são divulgadas no Relatório Anual de Informações e publicadas no site da entidade.

workshopA gestão do ativo foi o tema apresentado pelo gerente de investimentos Bernardo Baggio que falou sobre a nova legislação que estabelece as regras gerais para os investimentos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, as práticas de gestão adotadas pela Fundação e a composição da Política de Investimentos da Entidade. O gerente jurídico Moacir Reis de Oliveira Júnior fez um resumo das penalidades e multas previstas para dirigentes de fundos de pensão em caso de descumprimento da legislação.

Outros temas abordados no Workshop foram as práticas de gestão de riscos e controles internos adotadas pela Fundação, o sistema de gestão da qualidade, bem como o funcionamento dos processos de auditorias interna e externas, atividades fundamentais para a governança da Entidade. Esses assuntos foram abordados pelos colaboradores Jean Seidler, da Gerência de Controladoria, e Gustavo Homrich, da Auditoria Interna.

O Workshop encerrou com uma apresentação do presidente Rodrigo Sisnandes Pereira que falou sobre o Família Previdência, destacando o crescimento do plano bem como as estratégias de divulgação adotadas pela Fundação para aumentar a quantidade de novos participantes.

No primeiro encontro, realizado no dia 16 de agosto, as apresentações focaram o Estatuto; Políticas de Governança e de Comunicação; Regimentos Internos dos Órgãos Diretivos; Comitês de Acompanhamento de Planos; Código de Ética e Processo de Apuração de Responsabilidades, com a participação da Gerente de Relações Corporativas, Adriana Espindola Reichmann, do Gerente Jurídico, Moacir Reis de Oliveira Júnior e dos membros do Comitê de Ética, Daiane Anziliero e Jean Seidler. O Workshop também teve a participação do representante da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Rafael Magalhães, que falou sobre Gestão de Riscos e Controles Internos.

O Workshop será realizado a cada dois anos, sempre que houver renovação no quadro de gestores, e pontuará no Programa de Educação Continuada do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

Site Família Previdência está de cara nova

familiaO Plano Família Previdência está com novo site. Mais moderno e alinhado às perspectivas de expansão da marca, ele traz informações detalhadas dos planos nas versões associativa e corporativa, de acordo com o que o usuário procura.

O site tem uma área com informações para o ingresso de novos participantes, para empresas interessadas em oferecer o plano a seus colaboradores e para entidades associativas que queiram oportunizar, a seus associados, as vantagens da previdência complementar.

No novo site, o usuário poderá fazer a simulação do seu plano de previdência privada de forma mais intuitiva e solicitar o contato de um analista de vendas para tirar dúvidas. Além disso, o novo portal do Família Previdência traz um blog com muito conteúdo sobre os mais variados temas que envolvem educação financeira e previdência privada.

Confira as novidades: www.familiaprevidencia.com.br

Conheça as novidades do app Meu Plano

icone_appA nova versão do app da Fundação CEEE agregou algumas funções para facilitar a experiência do usuário com os serviços oferecidos pela entidade. Agora, o participante pode cadastrar todos os planos que possui, inclusive de seus dependentes e alternar o acesso aos dados de cada plano, sem efetuar novo login. O app apresentará uma lista dos planos cadastrados conforme a figura abaixo.

cellOutras novidades são a possibilidade de alterar a senha de acesso aos serviços da Fundação e a consulta aos documentos do plano (regulamento, cartilha e certificado de participante). A cada versão do app, a Fundação vai agregar novas funções para que o participante gerencie seus planos previdenciários com mais facilidade.

Lançado em março, o app integra simplicidade e segurança para o participante acessar as informações com a praticidade que precisa. Com o aplicativo, a Fundação disponibiliza os dados com mais agilidade. Além disso, os participantes também podem acessar uma versão do Meu Retrato, ver a simulação dos seus benefícios, ajustar o valor de sua contribuição, de acordo com as características do plano, e acompanhar a rentabilidade obtida.

Disponível nas plataformas Android e iOS, o aplicativo Meu Plano pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas App Store e Google Play.

app_storegoogle_play

Meu Retrato agora é mensal

boneco_MAprimorar constantemente seus processos e canais de relacionamento com os participantes é um dos focos da Fundação CEEE. Agora os participantes ativos dos planos CeeePrev, CRMPrev, Foz do Chapecó Prev, CERANPrev, Família Previdência, SINPRORS Previdência e SENGE Previdência estão recebendo, todos os meses, o Meu Retrato. O documento pode ser acessado pelo autoatendimento no site e pelo aplicativo Meu Plano.

Através desse canal, o participante pode acompanhar a evolução do seu plano, consultar o saldo acumulado, quanto contribuiu, quanto a empresa depositou, o rendimento financeiro desde o ingresso, bem como a rentabilidade acumulada no ano. O Meu Retrato ainda apresenta uma simulação de aposentadoria para que o participante consiga projetar quanto poderá acumular no plano.

O acompanhamento mensal do plano previdenciário possibilita ao participante planejar melhor seus investimentos, fazer aportes e ver como seu dinheiro está crescendo todos os meses.

A Fundação envia o Meu Retrato por e-mail e disponibiliza o documento no site da entidade e no app Meu Plano.

Para acessar, utilize a senha do autoatendimento. O aplicativo Meu Plano está disponível nas lojas App Store e Google Play.

banner_fundacaoonline

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann