bannersite_noticiasFundacao2

Edição nº 01 – julho

Fundação apresenta excelentes resultados no primeiro semestre de 2023

rentabilidadeSegmento de Renda Fixa foi o destaque com 10,93% de rentabilidade no período. Renda Variável também teve performance positiva, com 7,71% de retorno no período.

A Fundação Família Previdência fechou o primeiro semestre de 2023 com excelentes resultados na rentabilidade nos planos previdenciários. A rentabilidade consolidada de janeiro a junho avançou 9,20%. O CDI, índice de referência comumente utilizado em investimentos, acumulou 6,5% no primeiro semestre do ano, de forma que a rentabilidade consolidada da Fundação Família Previdência no primeiro semestre de 2023 corresponde a 142% do CDI, resultado das ações que vem sendo executadas na gestão dos investimentos.

O segmento de Renda Fixa, composto principalmente por títulos públicos federais atrelados à inflação, obteve retorno de 10,93% no semestre. Neste segmento estão alocados cerca de 70% dos investimentos dos planos previdenciários administrados pela Fundação. O resultado no segmento de Renda Variável, por sua vez, onde estão alocados cerca de 15% dos investimentos, cuja composição se dá majoritariamente por fundos de ações, teve performance positiva de 7,71%, levemente acima do Ibovespa, que finalizou o semestre em 7,61%.

O Plano Família Previdência Associativo obteve um dos melhores resultados entre os produtos ofertados pela Fundação, com retorno de 10,03%, 154 % do CDI no período. O CeeePrev também teve resultado muito positivo no primeiro semestre, com 9,29% de rentabilidade acumulada no período.

A Fundação está superando a meta atuarial em todos os planos de benefício definido. O resultado acumulado do Plano Único da CEEE é de 8,11% no semestre, contra uma meta de 4,72%. No Plano I da RGE, a rentabilidade avançou 8,38%, superando a meta de 4,81%. No Plano II da RGE, o retorno no semestre é de 8,03%, contra uma meta de 4,75%.

Confira estas e outras informações que descrevem a gestão estratégica de investimentos adotada pela Fundação Família Previdência.

ACESSE AQUI

Você também pode ter acesso à composição da carteira de investimentos de seu plano. Acesse aqui e selecione seu plano para conhecer mais detalhes.

Confira os locais das palestras com a Diretoria Executiva

Programação de agosto abrange regiões de Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo e Salto do Jacuí.

Já estão definidos os locais das primeiras palestras na programação 2023 da Fundação Família Previdência, um momento para os participantes esclarecerem dúvidas, conferir os resultados e ficar por dentro dos principais assuntos da Entidade. Serão 18 encontros com a presença da Diretoria Executiva. Mais de 1.700 participantes compareceram às palestras realizadas no ano passado, demonstrando que esse é um importante canal de relacionamento com a Fundação.

No mês de agosto, os encontros “Conversa Aberta” ocorrerão em Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo e Salto do Jacuí. Os participantes receberão por e-mail e por mensagem no celular (SMS) as informações para as palestras de sua respectiva região. Aposentados e pensionistas também receberão pelos Correios o convite impresso.  Reserve sua agenda e compareça.

• PELOTAS
    Data: 15 de agosto
    Local: Associação dos Ex-funcionários da CTMR – AEFCTMR
    Endereço: Rua Barão de Santa Tecla, 253 – Centro
  • RIO GRANDE
    Data: 16 de agosto
    Local: AFCEEE
    Endereço: Rua Moron, 547 – Centro
  • PASSO FUNDO
    Data: 21 de agosto
    Local: Itatiaia Hotel
    Endereço: Rua Capitão Eleutério, 168 – Centro
  • SALTO DO JACUÍ
    Data: 22 de agosto
    Local: Câmara de Vereadores
    Endereço: Av. Pio XII, 805 – Portão

Fundação recebe Diretor de Fiscalização da PREVIC

visita_previcMantendo um canal de diálogo constante com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, órgão responsável pela fiscalização e supervisão das entidades que atuam neste segmento, a Diretoria da Fundação Família Previdência recebeu nesta quarta-feira (26), o Diretor de Fiscalização da PREVIC, João Paulo de Souza (D), acompanhado pelo Coordenador do Escritório Regional da Autarquia, Luciano Draghetti (E).

Entre os assuntos abordados no encontro destacou-se a revisão normativa no segmento de previdência complementar que está em debate com a participação do Governo Federal e de representantes da sociedade civil. O objetivo é aprimorar o marco regulatório, propondo ajustes que atendam às necessidades do setor. Retirada de patrocínio e equacionamento de déficits dos planos previdenciários são temas que estão em discussão neste fórum e também estiveram na pauta do encontro com a Diretoria da Fundação. O Diretor-Presidente, Rodrigo Sisnandes e o Diretor Financeiro, Bernardo Baggio, fizeram um relato sobre esses assuntos que afetam especificamente o Plano Único da CEEE e o CeeePrev.

A PREVIC fiscaliza o sistema seguindo o modelo da supervisão baseada em riscos, buscando orientar as Entidades Fechadas de Previdência Complementar a adotar as melhores práticas de gestão, adequadas ao porte, complexidades e riscos dos planos de benefícios.

Nova composição no Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo da Fundação Família Previdência está com uma nova composição.

cesar_fariasCésar Augusto Oliveira Farias deixa a suplência para assumir a titularidade como conselheiro eleito até junho de 2026, ocupando a vaga de Ronaldo Schuck, que renunciou ao cargo em junho deste ano. César Farias é técnico na patrocinadora CEEE-D (Equatorial Energia). Delegado da AFCEEE, foi Conselheiro Fiscal da CRECE e hoje compõe o Conselho de Administração desta cooperativa.

luciane_zaniniLuciane Nunes Zanini de Oliveira assumiu a suplência no órgão colegiado para exercer um mandato até junho de 2024. Formada em ciências jurídicas e sociais pela Unisinos, concorreu nas últimas eleições na Fundação, realizadas no ano passado, se classificando em quarto lugar no pleito. Advogada, Luciane Zanini trabalha na área comercial e administrativa da patrocinadora CEEE-D (Equatorial Energia) e também é vice-presidente da Associação Famílias em Solidariedade – AFASO-RS.

Confira, abaixo, a composição do Conselho Deliberativo da Fundação Família Previdência.

conselho_deliberativo_b

10º Caminhos para o Futuro reflete sobre os reais valores da vida

Fabrício Carpinejar e Gabriel Carneiro foram as atrações do evento.

caminhos_1O Caminhos para o Futuro, tradicional evento da Fundação Família Previdência, realizado na tarde desta quinta-feira (6), no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, convidou a plateia para fazer uma reflexão sobre como se reinventar e viver melhor no amanhã. O evento trouxe ao público visões, a partir da vivência de Gabriel Carneiro e Fabrício Carpinejar, sobre como criar novos significados para a vida e fortalecer as conquistas.

Na abertura do evento, o Diretor-Presidente da Fundação, Rodrigo Sisnandes, apresentou as principais vantagens dos planos previdenciários ofertados a empresas, entes federativos e pessoas físicas vinculadas a entidades associativas.

caminhos_4A tarde de palestras iniciou com o educador Gabriel Carneiro, que falou sobre o papel de cada pessoa na trajetória das suas vidas.  “Não fale mal das escolhas que você fez e aceite algumas perdas em nome dos seus ganhos” foram algumas ideias que permearam a sua explanação. Viver a vida de uma forma mais suave, valorizando as suas conquistas, vivendo bem com quem se ama e expressar esse sentimento deve ser o maior propósito das pessoas, disse Carneiro em sua palestra.

Bem humorado, tirando risos da plateia, e, em alguns momentos, sério e reflexivo, o escritor e jornalista Fabrício Carpinejar destacou que o grande mal contemporâneo é a pressa.  “Se você não tem tempo para esperar, você cobra, se não ouve, distorce. Se você não tem tempo, será egoísta em seus pensamentos. não se encontrará no presente e a vida que restar será vazia”, refletiu. Carpinejar também falou sobre vocação, que, segundo ele, é uma característica que surge da necessidade individual, e sobre nunca deixar ninguém invisível ao nosso lado. “A vida é uma dança nas cadeiras. Trate bem todas as pessoas. Existe lei do retorno”, alertou.

caminhos_3Esta décima edição do Caminhos para o Futuro, que já oportunizou mais de duas dezenas de palestras a mais de 4 mil pessoas, lotou o Centro de Eventos do BarraShoppingSul, com a participação de centenas de pessoas. No final do evento, a Fundação sorteou 10 poupanças previdenciárias no valor de R$ 200,00 entre os participantes presentes, uma iniciativa patrocinada pela RSUL Vida Seguros. O Seminário também contou com o patrocínio de Brasil Capital, SulAmérica Investimentos, XP Investimentos, Icatu Seguros e BTG Pactual.

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann