25º Seminário Econômico Família Previdência sinaliza rumos do país
Nomes reconhecidos nos cenários político e econômico do país estiveram em Porto Alegre, nesta quinta-feira (23), antecipando as tendências para o Brasil durante a 25ª edição do Seminário Econômico Família Previdência. Tratam-se do ex-presidente Michel Temer; do sócio da XP Inc. e head de Gestão da XP Advisory, Rogério Freitas; e do economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.
Realizado na capital gaúcha desde 1999 pela Fundação Família Previdência, o fórum tornou-se referência no calendário de eventos local e uma oportunidade para os participantes entenderem a conjuntura nacional e alinhar objetivos de curto, médio e longo prazo nos investimentos. “Ficamos muito satisfeitos em trazer para Porto Alegre painelistas dessa envergadura, com profundo conhecimento prático e teórico, capazes de fazer análises detalhadas sobre os rumos do país. Entender os possíveis rumos da economia e da política é fundamental para ter sucesso nos negócios e prosperar em ambientes desafiadores”, disse o diretor-presidente da Fundação Família Previdência, Rodrigo Sisnandes.
Ele lembrou da necessidade de se fomentar planos de previdência privada para todos os brasileiros. “Hoje, apenas 7% da população dispõe de planos desta natureza, constituindo reservas que complementarão sua aposentadoria”, reforçou o executivo. Segundo ele, os dados do último Censo revelam desafios adicionais com uma transição demográfica ainda mais acelerada. “A previdência pública será incapaz de garantir sozinha a manutenção da qualidade de vida da população, tornando os planos de previdência privada uma necessidade ainda não percebida pelos principais atores da sociedade. Universalizar o acesso a esse benefício deve ser um compromisso de todos”, complementou Sisnandes.
A abertura do fórum foi feita pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que manteve seu olhar para o cenário estadual. “Um dos fatores que influencia muito a nossa economia é a estrutura da máquina pública e o gasto público, que são capazes de pressionar a inflação por meio do endividamento público e de subtrair recursos que deveriam ser investidos em infraestrutura.” O chefe do Executivo pontuou que o Estado é um bom exemplo por ter promovido profundas reformas capazes de restabelecer o equilíbrio das contas.
GOVERNABILIDADE E CRESCIMENTO
O ex-presidente da República Michel Temer citou as reformas que promoveu no período em que esteve no governo — como a trabalhista e a implantação do teto de gastos. Ele também tratou de assuntos em voga, como a relação entre Poderes e o cenário político federal. “O objetivo da oposição é ajudar na governabilidade, porque fiscaliza, observa, critica e, assim, participa. No fim das contas, ajuda a governar. Mas não é esse conceito que se utiliza no Brasil”, lamentou. “No meu governo, eu busquei o diálogo e a pacificação nacional. Enquanto a oposição se opunha, eu governava.”
O segundo painel foi conduzido pelo economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, que se mostrou otimista com o cenário econômico brasileiro para 2024. “A inflação está caindo. O Banco Central vai seguir cortando juros em cada reunião, e o país, mesmo assim, ainda vai começar o ano com a maior taxa de juros do mundo. Ou seja, com espaço para cortar ainda muito mais”, disse. Na avaliação dele, isso vai fazer com que no ano que vem o Brasil cresça de 1,5% a 2%. “Será um crescimento espalhado na indústria e no varejo. Basta fazermos o dever de casa: mostrar compromisso com a responsabilidade fiscal”, pontuou Mansueto.
Sócio da XP Inc. e head de Gestão da XP Advisory, Rogério Freitas foi o terceiro palestrante. Ele traçou comparações entre Brasil e Estados Unidos para projetar o futuro econômico brasileiro. “Se a bolsa nos Estados Unidos cair, a probabilidade de contaminar a brasileira é muito grande. Se lá tiver uma revisão de lucro das empresas, muito provavelmente isso irá se refletir aqui.” Para ele, o Brasil tem oportunidade de crescer, mas depois que o ciclo americano terminar.
O 25º Seminário Econômico Família Previdência foi patrocinado pelo BTG Pactual, XP Investimentos, SulAmérica Investimentos, Icatu, RSUL Vida Seguros, Brasil Capital, Bradesco Asset Management, Itajubá Investimentos, Santander Asset Managemen, Kinea e Itaú.
Fundação fecha parcerias com novos patrocinadores
Place Consultoria e RH adere ao Família Previdência Corporativo. Polo Films vai transferir seu plano previdenciário para a Fundação.
Durante o 25º Seminário Econômico, a Fundação Família Previdência anunciou a adesão de duas novas empresas em sua carteira de clientes institucionais. A primeira foi a adesão da Place Consultoria e RH como patrocinadora do plano Família Previdência Corporativo, empresa que está há mais de 40 anos atuando no segmento de recursos humanos, identificando soluções criativas em hunting, recrutamento, seleção e avaliação de profissionais para níveis executivo e tático. O plano previdenciário da Fundação passará a fazer parte do rol de benefícios oferecidos aos colaboradores da Place.
A segunda parceria foi firmada foi com a Polo Films, indústria do segmento de embalagens flexíveis, rótulos e fitas adesivas, que irá transferir para a Fundação Família Previdência a gestão do plano previdenciário que oferece aos funcionários. Com 348 participantes ativos e um aposentado, o plano Polo Prev tem um patrimônio de R$ 5,7 milhões.
“Os planos de previdência sem fins lucrativos já são uma realidade para diferentes segmentos do mercado, proporcionando proteção social para os colaboradores das empresas. Iniciativas de organizações como a Place e a Polo são exemplos a serem seguidos e muito nos orgulham, pois demonstram que estamos no caminho certo, buscando o desenvolvimento e a sustentabilidade de previdência complementar”, afirma Rodrigo Sisnandes, Diretor-Presidente da Fundação Família Previdência.
Além do retorno financeiro superior a outros produtos do mercado, os planos previdenciários sem fins lucrativos constituem uma fonte de renda complementar para que as pessoas não dependam exclusivamente da previdência pública no futuro.
Fundação realizará palestra em Osório
Para fechar o ciclo de palestras do encontro “Conversa Aberta com a Diretoria”, a Fundação visitará a cidade de Osório no dia 04 de dezembro. Uma oportunidade para os participantes do litoral conversarem com a Diretoria da Fundação, esclarecer dúvidas e ficar por dentro dos últimos resultados dos planos previdenciários.
A Fundação enviará a agenda por e-mail e por mensagem no celular. Os assistidos também receberão os convites pelos Correios. Reserve sua agenda e participe!
- OSÓRIO
Data: 04 de dezembro
Horário: 10h
Local: AFCEEE
Endereço: Rua Major João Marques, 153
Durante o mês de novembro o encontro “Conversa Aberta com a Diretoria” esteve em Novo Hamburgo, Gravataí e Alegrete recebendo um público de mais de 100 participantes.
Conselho Deliberativo aprova novas alterações regulamentares no Família Previdência Associativo
O Conselho Deliberativo aprovou, no dia 30 de outubro, nova proposta de alterações regulamentares no Plano Família Previdência Associativo. O texto atende sugestões de melhorias solicitadas por entidades representativas dos eletricitários: AFCEEE, SINTEC-RS, ATCEEE, SENERGISUL e AAPERGS. Confira matéria aqui.
O processo de alteração regulamentar iniciou em novembro de 2022. Após análise da proposta por parte da PREVIC, foram apresentadas exigências. A Fundação Família Previdência promoveu os ajustes necessários ao atendimento integral das exigências e adicionou melhorias frente a nova legislação referente aos Institutos.
O quadro comparativo e o texto consolidado ficarão disponíveis no site, por 30 dias, para conhecimento dos participantes e, posteriormente, serão encaminhados para aprovação da PREVIC.
O novo texto regulamentar entrará em vigor somente após aprovação da PREVIC.
Resumo das melhorias no regulamento Família Previdência Associativo
- Inclui a possibilidade de Perfil de Investimento.
- Inclui a opção de recebimento de benefício por valor determinado, com opção de reajuste anual pelo INPC.
- Inclui a opção de recebimento de benefício por fator atuarial.
- Inclui a opção de recebimento de benefício por percentual do saldo.
- Possibilita a troca da forma de recebimento de benefício, a qualquer tempo, a vigorar conforme calendário de pagamento.
- Reduz a Unidade Referencial para R$ 200,00 e tornar facultativa a opção de pagamento único quando o valor do benefício ficar abaixo de 1 Unidade Referencial.
- Torna o Abono Anual facultativo.
- Reduz o requisito de elegibilidade quanto ao prazo, de 12 meses para 1 mês.
- Transforma o benefício de Pecúlio por Invalidez em Benefício de Invalidez com opção de recebimento único.
- Possibilita a escolha de percentuais distintos para os beneficiários designados.
- Possibilita a designação de beneficiários diferentes para os benefícios de risco (seguradora).
- Faculta a soma do saldo no caso de novo ingresso.
- Possibilita que um dos beneficiários abra mão do direito ao benefício em favor de outros beneficiários.
- Inclui a opção por mais de um Instituto de forma combinada.
- Inclui o esclarecimento das deduções dos débitos a serem considerados no valor a ser regatado e portado.
- Inclui a possibilidade de o participante em Benefício Proporcional Diferido optar pelo Autopatrocínio.
- Inclui a possibilidade de recepcionar recursos portados nas contas dos assistidos.